top of page

                  História do Aikido em Portugal

 

 

O Aikido foi ensinado pela primeira vez em Portugal, mais precisamente, na Academia de Budo, devido a um pedido de um dos seus directores, o Dr. Pires Martins, a um dos seus alunos de Karate, de nome Daniel Laurent. Este cidadão francês tinha praticado Aikido durante quatro anos (2º kyu), no “Budo Club du Maroc” em Casablanca (Marrocos), sob a orientação do Mestre Georges Stobbaerts. Mas Daniel Laurent recusou tal pedido alegando não ter experiência suficiente para dirigir uma classe de Aikido. No entanto, depois de prolongada insistência do Dr. Pires Martins, ele acabou por aceitar dirigir uma aula (1965) na condição de ser acompanhado pelo seu Professor. Assim, Mestre Stobbaerts desloca-se várias vezes a Portugal para realizar estágios, em vários locais: na Academia de Budo, nos jardins da casa do Mestre Corrêa Pereira no Monte Estoril e ainda na praia.

Mestre Georges Stobbaerts é o fundador do Aikido, Kendo e Iaido em Portugal. É titular do CN 8º dan de Aikido da organização Dai Nippon Butokukai - DNBK, com o título de Hanshi. Fixa a sua residência em Portugal a partir de 1971 e funda mais tarde o Dojo Tenchi, com duas salas de prática, uma de 500 m2 e outra de 120 m2, integradas num jardim de 2,5 ha. O Dojo Tenchi organiza conferências, estágios, com a presença de grandes Mestres da índia, e do Japão, sobre vários assuntos, tais como ciência, filosofia ocidental e oriental, exposições artísticas, concertos de música, e, claro, sobre o Aikido, o Budo em Geral, e o Tenchi-Tessen (uma arte criada pelo Mestre Stobbaerts). Organiza classes regulares de Aikido e de muitas outras actividades. O Dojo Tenchi é um exemplo, no panorama internacional, devido ao seu dinamismo e àquilo que realiza há muitos anos, devido ao alto nível dos seus convidados, seu excelente “staff” organizativo e, enfim, devido à pessoa talentosa que esta por trás disto tudo. Esta organização chama-se “Tenchi International”. Alguns dirigentes técnicos de outras Associações foram alunos do Mestre Stobbaerts. O grupo de Aikido do mestre Stobbaerts é representado na FPA pela “Associação de Clubes de Aikido TenChi - ACAT”.

A Comissão Directiva das Artes Marciais (CDAM) foi criada em de 2 de Julho de 1968 pelo Decreto-Lei n.º 48462, e tem globalmente por missão o controlo das Artes Marciais e do seu ensino. A maior sorte desta organização residiu no facto de, na altura (antes do 25 de Abril), ser dirigida por um militar, o Sr. Capitão José Manuel Monteiro Fiadeiro que, pela sua moderação, conseguiu evitar os maiores constrangimentos duma estrutura tal como foi concebida. Esta predisposição do Comandante José Fiadeiro, então promovido, foi confirmada nos anos que vieram a seguir, quando ele encabeçou uma reestruturação completa da CDAM, dando a este organismo uma vocação educacional. Essa mudança permitiu a centenas e centenas de agentes de ensino de todas as artes em Portugal ter um tipo de formação que, foi na altura inovador no desenvolvimento das Artes Marciais em Portugal.

Cada Arte Marcial tinha o seu Conselho Técnico Nacional. O Conselho Técnico de Aikido da CDAM foi regulamentado no DR II Serie, nº 114, p 4050, Despacho 5/83. O primeiro Conselho Técnico de Aikido (CTA) foi nomeado, não foi eleito. Era constituído por três ou quatro pessoas. O CTA era nomeado por Despacho do Secretário de Estado por proposta do Presidente da C.D.A.M. Mais tarde, fizeram-se eleições, na actual Faculdade de Motricidade Humana, onde participaram todos os cintos negros de todos os grupos de Aikido: o grupo ligado ao Mestre Stobbaerts, o grupo Aikikai do Mestre Tamura, a União Portuguesa de Budo, a Associação Bushidokan das Artes Marciais. Tratando-se da eleição dum conselho ligado a competências técnicas e pedagógicas, entendeu-se que a assembleia eleitoral deveria ser compostas pelos cintos negros.

Mais tarde a CDAM tomou a iniciativa de estabelecer a lista de todos os graduados de Aikido das Associações presente na altura em Portugal.

Esta lista foi publicada em Diário da República a 25 de Agosto de 1986. Desta forma, e ao seu pedido, a CDAM recebeu a lista de cada associação de Aikido com os graduados 1º kyu e cintos negros “dan”. Nessa altura foi igualmente publicado a lista dos diversos graus de agentes de ensino que fizeram uma acção de formação organizada pela CDAM em colaboração com o Instituto do Desporto.

Atualmente a "União Portuguesa de Budo - UBU" é dirigida pelo Mestre José Araújo CN 6º Dan da UBU. A biblioteca desta associação tem uma colecção de livros raros que serão instalados na futura sede da UBU.

A partir de 1971 e até 1972, o Mestre Misao Honda (aluno de Hirokazu Kobayashi Shihan) vem a Portugal e lecciona na Academia, regressando depois ao Japão. Em 1971 e com a sua presença, a UBU organiza o primeiro estágio de Aikido dirigido por Mestre Kobayashi. Foi precisamente em 1971 que o Mestre Leopoldo Ferreira começa a prática do Aikido.

Em 1973, o Prof Humberto Miranda Afonso inicia o Aikido em Madrid sob a direcção do Mestre Yasunari Kitaura e com os seus principais alunos, Tomaz de Miguel e Tomaz Sanchez. Recebe o seu CN 1º dan do Mestre Nobuyoshi Tamura em 1976. Em 1977 volta a Portugal e começa a ensinar. O Prof Humberto Afonso interessou-se também pelo “Katsugen-Kai” do Mestre Itsuo Tsuda e é actualmente aluno de Paolo Corallini Shihan CN 7º da Aikikai. O Prof Afonso é hoje CN 4º dan de Aikido Aikikai. Antigamente o seu grupo foi representado pela Associação Bushidokan das Artes Marciais - ABAM, hoje é-o pela associação Katsugen Kai - Takemusu Aikido Portugal.

A Associação Portuguesa de Aikidô e Disciplinas Associadas - APADA é criada no dia 11 de dezembro de 1975. O Director Técnico actual é o ProfJean-Marc Duclos que foi aluno do Mestre Stobbaerts de 1968 até 1998. No ano 2000, tornou-se aluno de Mitsugi Saotome Shihan, até hoje.

O Mestre Saotome foi aluno de O Sensei, ensina nos Estados Unidos, e lidera a organização “Aikido Schools of Ueshiba”.

Em 1975, o Mestre Honda regressa a Portugal a convite da “Escola de Budo” do Sr. Mitsuharu Tsuchyia para ensinar Aikido. Foi neste altura que o Mestre Luís Antunes inicia igualmente a sua prática de Aikido. Esta escola funcionava no Largo de Sapadores.

Na “Escola de Budo” ensinava-se também Aikido Yoshinkan. O Prof. Katsumi Motomura (1975-1978) e o Prof. Toshio Kawakami (1978-1980) (segundo informação do Prof Agostinho Vaz, estes dois professores japoneses eram oriundos da Academia Shiseikan de Tóquio, dirigida pelo Mestre Shigeo Tanaka, 8º dan).

No dia 3 de Janeiro de 1984, é constituída a Associação Desportiva Aikikai de Portugal - AKP. O seu Director Técnico, o Mestre Luís Antunes, é cinto negro CN 6º dan Aikikai, e CN 7ºdan da AKP, e foi aluno do falecido Nobuyoshi Tamura Shihan.

Começa a dar aulas em 1981 no “Grupo Desportivo do Instituto Nacional de Estatística - GDINE” e na “Associação dos Bombeiros de Estoril”. Alguns dirigentes técnicos de outras Associações foram alunos do Mestre Luís Antunes.

Em Julho de 1975, o Prof Orlando Marques Pereira inicia a prática de Aikido no Clube Naval Setubalense, com o Mestre Misao Honda. Passa o seu cinto negro 1º dan com o mestre Misao Honda a 29 de Junho de 1980. Em 2008, obtém o grau de CN 5º dan Aikikai pelo Mestre M. Hibuse em Osaka. O Prof Orlando Pereira é Director Técnico da “Associação Desportiva de Aikido de Setúbal – ADAS”. Nos últimos anos da sua vida, o Mestre Misao Honda foi assessor técnico da ADAS.

Takemusu Aiki Portugal é uma associação ou escola de Aikido independente, pertencente à Mussubi. É dirigida pelo Prof Carlos Portas CN 5º dan que iniciou a pratica do Aikido em 1984, na Suécia, com Takeji Tomita Sensei (antigo aluno de Morihiro Saito Shihan). Em 2001 inaugura o novo dojo da Mussubi em Aveiro, destinado à escola mãe da Takemusu Aiki Portugal.

A Associação Portuguesa Aiki-Shuren Dojo - APASD foi constituída a 16 de Janeiro de 1989 (publicação no Diário da República, III Série, n.º 39, de 16/02/1989) e visa desenvolver o estilo de Aikido “Iwama Shin-Shin Aikishurenkai”. O seu Director Técnico é o Mestre Tristão da Cunha, CN 7º Dan “Iwama Shin Shin Aikido”, com o título de Shihan. Começou o seu treino de Aikido Tradicional em 1981 com Barry Night Sensei, na Austrália. Viajou pela primeira vez ao Japão em 1986 onde ficou como uchi deshi de Morihiro Saito. Depois de Morihiro Saito falecer (de um cancro dos ossos) continuou com o seu filho e sucessor, Hitohiro Saito Shihan. Em Fevereiro de 2004, participou na inauguração de Iwama Shin Shin Aikishurenkai, organização criada por Hitohiro Saito para preservar e difundir o Aikido originário do Fundador e os ensinamentos de seu pai. Alguns dirigentes técnicos de outras Associações foram alunos do Mestre Tristão da Cunha.

Constituição da Federação Portuguesa de Aikido Aikikai - FPAA, actualmente chamada Federação Portuguesa de Aikido - FPA (Diário da República, III Série, nº. 235, de 11 de Outubro de 1990 - página 13.134). A FPA é oorganismo em Portugal vocacionado a reagrupar todas as escolas (ou "estilos") de Aikidô respeitando a orientação técnica e pedagógica autónoma, de cada uma delas. A linha de orientação da FPA é determinada através de critérios estabelecidos, partilhados e fundamentais e pelas decisões da Direcção da FPA. O Conselho Técnico da FPA é o órgão de consulta da Direcção. A Assembleia Geral é o órgão máximo da FPA. A FPA é titular da figura jurídica "utilidade pública desportiva" que permite exercer alguns direitos públicos e representar a modalidade junto ao Estado, nomeadamente no "Instituto do Desporto de Portugal - IDP" e na "Confederação do Desporto de Portugal - CDP". Os critérios que presidem a atribuição ou a revogação da "utilidade pública desportiva" são analisados periodicamente, de 4 em 4 anos pelo IDP, para confirmar ou não a titularidade da FPA.

A Associação de Aikido do Sul - AAS foi fundada em 16 de Julho de 1992 e tem sede em Setúbal. Comporta numerosos clubes, a maior parte dentro da região centro. É dirigida pelo Mestre Manuel Galrinho, CN 6º dan pela AAS, que foi aluno do Mestre Stobbaerts.

Constituição da Federação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas - FPADA (Diário da República, III Série, nº. 237, de 13 de Outubro de 1994 - página 18.549). A FPADA insurgiu-se contra o monopólio então organizado pela “Federação Portuguesa de Aikido Aikikai-FPAA”. Mais tarde, a FPADA foi dissolvida por iniciativa própria.

Posteriormente, depois de a FPAA ter conseguido manter a sua posição de monopólio, ofereceu, por iniciativa própria, uma mudança através de negociações com todas as associações de Aikido existente em Portugal. A FPAA mudou o nome para FPA, e encetou uma remodelação dos seus estatutos (negociada entre todos as partes), tornando-se assim um organismo importante em Portugal.

A Associação Cultural Portuguesa de Aikido - ACPA, foi fundada em 14 de Outubro de 2005. Está orientado tecnicamente pelo Prof Agostinho Vaz CN 5 º dan FPA e 4ºdan aikikai. Antes do seu falecimento, no seguimento de doença prolongada, Seiichi Sugano Shihan 8º dan Aikikai, dirigiu vários estágios desta Associação e foi o seu orientador máximo. A ACPA tem por objectivo estudar e divulgar os ensinamentos do Fundador do Aikido respeitando os princípios éticos do Aikido e do Budo em geral. Hoje alguns estágios da ACPA são orientados pelo Mestre Antoine Vermeulen (6º dan Aikikai e 7º dan Aikikan [recebeu a graduação de 7º Dan por um Colégio de 25 Cintos Negros da Aikikan na Bélgica]).

A Bushinkai Associação de Clubes de Aikido, é dirigida pelo Prof Artur Lopes CN 5º Dan Aikikai e Shidoin.

O Instituto Takemussu de Portugal, é dirigido tecnicamente pelo: Prof Paulo Farinha, CN 4º dan, com a orientação de Wagner Bull Shihan (CN 6º dan Aikikai) dirigente do Instituto Takemusu no Brasil. O prof. Paulo Farinha foi promovido para 4º Dan Aikikai no dia 10 de fevereiro de 2012.

A ASP - Associação Sanjukan - Portugal é dirigida tecnicamente pelo Prof. Christophe Peytier CN 4º dan Aikikai, Shidoin, aluno de T K Chiba Shihan e é o representante da sua escola (Birankai) em Portugal. Pratica Aikido desde 1977, em particular em França, nos Estados Unidos, no Japão e finalmente como Professor a partir do ano 2000 em Portugal. Tem também a graduação de shuteishi em Iaido (escola Muso Shinden) e ensina Taichi chuan.

A União Portuguesa de Aikido (UPA) foi criada em Julho de 2009. Pratica um Aikido inspirado pela herança de O'Sensei e de Nobuyoshi Tamura Shihan. O Mestre Nebi Vural CN 6º Dan Aikikai é o Director Técnico da UPA sendo o responsável técnico nacional o professor Joaquim Maria Caleiro CN 4º Dan Aikikai. A UPA está filiada na Eurasia Aikido, organização dirigida pelo Mestre Nebi Vural.

A APARN - Associação Portuguesa de Aikido - Região Norte é dirigida pelo Prof Hugues Kesteman, CN 3º Dan, que segue a orientação do Mestre Luc Deweys 6º dan Aikikai.

A AABP - Associação Aiki Bukikai Portugal tem por Director Técnico o Prof.

Jorge Costa, CN 4º dan Aiki Bukikai, sob orientação de Patricia Guerri Sensei (5º dan e com os 5 mokuroku, diplomas específicos relativo ao ensino de armas)

A AIR - Academia Iwama Ryu Portugal é uma associação criada em 9 de Agosto de 2010, instalada no distrito de Évora, e filiada na “Iwama Ryu International Academy - IRIA” e na “Fundamental Aikido Association – FAA” ambas dirigida pelo Mestre Daniel Toutain. A AIR é dirigida tecnicamente pelo Prof Alexandre de Barahona CN 3º dan IRIA, que foi aluno do Mestre Tristão da Cunha e do Prof Jorge Costa.

 

 

bottom of page