top of page

Mestre Tristão da Cunha

 

7º Dan Iwama Shin Shin Aikido (Iwama Ryu), 5º Dan, taijutsu e bukiwaza, 6º Dan Shin Shin Aiki do Kaicho Hitohiro Saito, 7º Dan desde 2007.

Tristão da Cunha nasceu em 1962, 7º Dan Iwama Shin Shin Aikido (Iwama Ryu), ocupa o cargo de Director Técnico da Associação Portuguesa Aikishuren Dojo. Recebeu a graduação de 5º Dan, taijutsu e bukiwaza, de Morihiro Saito em 2001, em Iwama, Japão. Mais tarde, recebeu a graduação de 6º Dan Shin Shin Aiki do Kaicho Hitohiro Saito, filho e sucessor de Morihiro Saito. É 7º Dan desde 2007. Começou o seu treino de Aikido Tradicional em 1981 com Barry Night Sensei, em Melbourne, Austrália, enquanto estudava na universidade. Barry Night tinha recém acabado de chegar do Japão onde viveu alguns anos como aluno de Morihiro Saito Shihan. Tristão da Cunha treinou diariamente com ele, até terminar o curso, tendo depois voltado à Republica Dominicana onde residia com a sua família.

Viajou pela primeira vez ao Japão em 1986 onde ficou como uchi deshi de Morihiro Saito no dojo do Fundador do Aikido. Voltou para Portugal com a tarefa de implantar o Aikido tradicional em Portugal. A pedido de Morihiro Saito, fundou então Portugal Aiki Shuren Kai (Associação Portuguesa Aikishurendojo). Desde então voltou várias vezes a Iwama como uchi deshi de Saito Sensei. A Associação Portuguesa de Aiki Shuren Dojo desenvolveu-se, tornando-se numa das maiores organizações de Aikido em Portugal, com dezenas de dojos de centenas de praticantes activos. Os seus instrutores, foram também eles educados em Iwama, como uchi deshi de Saito Sensei. Tristão da Cunha foi uchi deshi do Grande Mestre Morihiro Saito, no último ano em que este esteve activo antes de sucumbir a um cancro dos ossos. Depois de Morihiro Saito falecer continuou com o seu filho e sucessor, Hitohiro Saito Shihan. Em Fevereiro de 2004, viajou ao Japão para participar na cerimónia de inauguração de Iwama Shin Shin Aikishurenkai, organização criada por Hitohiro Saito para preservar e difundir o Aikido originário do Fundador e os ensinamentos de seu pai. Desde então voltou várias vezes ao Japão para ser uchi deshi de Hitohiro Sensei. Além de Aikido, também é praticante e professor de Shuriken Jutsu, arte de lançamento de dardos ensinada por Morihiro Saito. Embora no Japão se ensine esta arte como Negishi Ryu Shuriken Jutsu, Tristão da Cunha, em homenagem ao seu mestre e porque este tinha um método muito próprio de ensinar, decide nomeá-la de Saito Ryu Shuriken Jutsu. Hitohiro Saito Shihan continuou também com a prática diária desta arte, tendo inclusive juntado a sua prática ao currículo técnico do Aikido de Iwama.

 

A Associação Portuguesa Aikishurendojo é membro da Iwama Shin Shin Aikishurenkai e da APAE-BUDO (associação de profissionais de Budo), e o Mestre Tristão da Cunha é o seu representante nestes organismos. Além de Aikido e Shuriken Jutsu, praticou Judo, Full-contact, Shaolin Ch?un Fa Kempo e Ryukyu Kobujutsu, durante 2 anos.

bottom of page